abril 16, 2008

John Wesley - 141 Sermões


John Wesley editou os seus sermões em dois momentos: Logo depois do início da fase mais evangelista e da formação do movimento metodista e mais tarde, a partir de 1778, no Arminian Magazine, revista editada por ele até o ano da sua morte em 1791.
Desses sermões, os primeiros 53 compõem na tradição norte-americana do metodismo os Standard Sermons, conjunto reduzido a 52 sermões na versão brasileira. O metodismo inglês, porém, mantém uma lista ligeiramente diferenciada dessa coletânea num total de 44 sermões. A importância dessa primeira coletânea de sermões está no fato de que ela foi usada na história do metodismo para definir o perfil doutrinal do movimento na Inglaterra quando uma das sociedades religiosas metodistas aceitou somente pregadores com esse perfil.
Hoje em dia, valoriza-se também cada vez mais os sermões da segunda fase da vida ativa de Wesley como marcas doutrinárias. Sem abandonar o foco pessoal, Wesley amplia agora a visão do movimento e aborda temas incluindo a criação, a trindade, zelo cristão, os perigos da riqueza etc.
Tradução de Izilda Bella, leiga da Igreja Metodista em São Vicente. SP. Ela autorizou o uso das suas traduções como free-ware, sem fins lucrativos.







 
Blogger Templates