abril 25, 2008

O Livro dos Mártires


Sinopse:

O Livro dos Mártires de John Foxe é um dos mais famosos livros da literatura Protestante.
Escrito por John Foxe e publicado pela primeira vez em latim, em 1559, e depois em inglês, em 1563.
Expõe a história de sofrimento e perseguição de mártires famosos como John Wycliffe, John Huss, William Tyndale, Martinho Lutero, Thomas Cranmer, começando pelo próprio Jesus Cristo e até o final do reinado de Maria I (chamada pelos protestantes de Maria Sanguinária, devido às perseguições que sofreram durante o reinado dela), e outros, muitos deles desconhecidos da maioria dos evangélicos brasileiros.

O Livro dos Mártires moldou por séculos a consciência religiosa da Inglaterra. O livro contém uma severa crítica ao catolicismo e busca dar apoio à Igreja da Inglaterra, que fez o possível para colocar uma cópia dele em todas as paróquias do país.
Um clássico da literatura mundial, ignorado até pouco tempo pelos cristãos do Brasil.

Por que ler esta obra em pleno século 21? Infelizmente o tema do martírio religioso recusa-se a ser relegado aos arquivos da História. É assunto tão contemporâneo quanto as manchetes de hoje.
Cristãos em diversos países hoje vivem e defendem a sua fé sob a ameaça de morte. Muitos acabam pagando o preço máximo. E cada uma dessas mortes suscita uma interrogação na consciência de todo cristão: o que eu faria no seu lugar?
A reflexão inspirada pela morte dos mártires pode nos levar ao cerne da nossa fé.
Traduzido por Daniela Raffo






 
Blogger Templates