julho 05, 2008

Comentário Bíblico de Matthew Henry




Sinopse:

Erudição, piedade e serviço. A vida de Matthew Henry pode ser sumariada nestas três palavras. Em seu monumental comentário das Sagradas Escrituras, mostra ele uma erudição singular, aprofundando-se no texto bíblico, logra trazer à tona os mais preciosos tesouros dos profetas e apóstolos de Nosso Senhor. Longe dele, porém, a erudição pela erudição; nele, a erudição revela-se na piedade de uma vida integralmente santificada ao serviço do Mestre.
Matthew Henry nasceu na Inglaterra em 18 de outubro de 1662. Sendo seu pai um ministro do Evangelho, infere-se haja Matthew entrado em contato com as Sagradas Escrituras ainda bastante tenro. Não precisamos discorrer acerca da austeridde do lar em que ele foi educado, nem sobre as regras que os meninos britânicos eram constrangidos a observar. Isso, porém, não o traumatizou; induzindo-o a uma vida de disciplina, correção e zelo.
Já separado para o ministério pastoral, o irmão Henry jamais descurou de suas obrigações. Insuspeitos depoimentos descrevem-no como um obreiro zeloso, santo, irrepreensível. É lembrado pelos contemporâneos como um pastor extremamente afetuoso.
Em 1704, põe-se a escrever o seu comentário das Sagradas Escrituras, em forma de Notas do Novo testamento. Nesta tarefa, consagra os útimos dez anos de sua vida. Ainda não vira a sua monumental obra publicada quando, em 1714, aprouve a Deus recolher o seu servo às mansões celestes.
Desde então, Matthew Henry tornou-se uma referência obrigatória no campo do comentário bíblico. Muitos são os eruditos que se debruçam sobre o exaustivo trabalho de Henry, a fim de abeberar de sua erudição e inconfundível devoção ao Senhor.
Esta obra, porém, não se destina apenas ao especialista nas Sagradas Escrituras. Matthew Henry destina-se a todo o povo de Deus. Sua linguagem, posto que erudita, é inteligível tanto ao acadêmico quanto àquele que não teve a oportunidade de circular pelas áreas da filologia bíblica.
Nossa sincera oração é que Deus faça surgir, através desta obra, um compromisso maior com a sua Palavra.
Reconhecido internacionalmente como o maior comentário bíblico devocional já escrito. O leitor encontrará um tesouro de inspiração e muitos desafios em cada uma de suas páginas.

Fonte: Semeadores da Palavra



Reações:

0 comentários: