abril 02, 2014

A Terra Prometida

O Antigo Testamento é um rico veio de ouro para os estudiosos do Novo Testamento. Ali estão representados simbólica e tipologicamente os principais atos e realidades espirituais, com uma grande variedade de significados.
De todos os símbolos e tipos, a Terra do Canaã é uma das principais. O que representa? A Terra Prometida é Cristo, para ser recebido em possessão e desfrutado. Cada palmo dessa Boa Terra espera por nós para que ponhamos sobre ela o nosso pé e a façamos nossa (Deut. 11:24).
As riquezas de Canaã são inefáveis, e bem merecem uma detalhada descrição, tal como a de Deuterônomio 8:7-10. Cada vertente, cada flor, cada árvore. Cada fenda é objeto do olhar atento de Deus (Deut. 11:12). Oh, em verdade, Cristo é precioso! Com razão, o salmista podia dizer: "O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; Tu sustentas o meu quinhão. As sortes me caíram em lugares deleitosos; coube-me uma formosa herança" (Salmo 16:5-6).
Paulo dizia: "Em quem (em Cristo) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (Col. 2:3). Cristo é a Boa Terra que esconde tesouros. Israel não conquistou, por preguiça ou por covardia, toda a terra que Deus lhe deu. Que não ocorra assim conosco com respeito a Cristo. Cada beco, cada folha de grama, cada metro quadrado (por assim dizer) esconde algum tesouro que espera por nós. Eles não estão à vista, para que não os pisoteiem os porcos. Estão escondidos, mas não tanto para que não possam ser achadas, se o pedirmos ao Pai!
Cristo é o Dom de Deus, precioso e perfeito. Mais que o Éden de Adão, mais que a Canaã de Israel (as quais são apenas figura e sombra) é o Cristo de Deus para aqueles a quem tem sido revelado. Assim que, adiante, cristãos! Para tomar posse da Terra!
A cada cristão é dada uma porção de Cristo. Nenhum cristão particular pode conhecer-lhe e desfrutar dele inteiramente. Tampouco pode lhe expressar completamente. Uma porção é suficiente para o regozijo de cada um. Mas ao nos juntar todos em amor e ao compartilhar o que de Cristo recebemos, vemos a Cristo completo, expressando todas as suas inefáveis graças no corpo que é a igreja. Então, toda a herança deve ser nossa!
Em Canaã, em Cristo, está o repouso do cristão. Está o repouso dos seus inimigos, e de Amaleque, que é, por fim, destruído (Deut. 25:19). É também o repouso das obras da Lei. A carne e as suas obras ficam para trás. Agora entramos no reger do Espírito. Em Cristo está a plenitude e a riqueza suprema. Em Cristo, e só nele está a perfeição – tudo nele é deleitoso. Em Cristo somos achados perfeitos. Tudo isso Deus preparou para os que o amam!
 
Blogger Templates